Tiago 1 - Provações e tentações

07/03/2014 18:53

Texto base: Tiago 1.1-20

Introdução:

Primeiramente quero dizer algo sobre o autor. Ele se apresenta como “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”. Era um nome muito comum naquele tempo.  Na própria Bíblia há vários “Tiagos” diferentes, mas o mais provável é que o autor seja o meio-irmão de Jesus.

Tiago não era crente quando Jesus começou seu ministério. A conversão de Tiago se dá quando Jesus aparece a ele depois de sua ressurreição. Ele se tornou líder da igreja em Jerusalém, e foi ele quem presidiu (provavelmente) o concílio que decidiu sobre a entrada dos gentios na Igreja.

Os destinatários de Tiago são as “12 tribos que se encontram na dispersão”. Segundo o Reverendo Augustus Nicodemus há duas maneiras de entendermos essa expressão: “(1) Uma referência a todos os cristãos, judeus e gentios, vistos aqui como o verdadeiro Israel. (2) Uma referência aos judeus dispersos pelo Império Romano, convertidos ao Cristianismo, e que eram, portanto, o verdadeiro Israel de Deus¹.”.

Ficaremos com a primeira opção. Tiago escreve tanto para gentios quanto para judeus. A versão² NTLH fala que Tiago saúda “a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro”, entendendo bem essa interpretação de 12 tribos dispersas.

1) Provações são motivos de alegria

No primeiro versículo do livro, Tiago se apresenta como “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”, note que ele se apresenta como servo de Cristo. Aqui nós já temos um bom argumento a dar para aquelas pessoas que acham que não devem se submeter ao senhorio de Cristo. Tiago, que foi um descrente, era irmão de Cristo. Após sua conversão ele se intitulou servo de Cristo. Nós podemos aprender com isso que o senhorio de Cristo está acima de qualquer outro relacionamento que nós podemos ter com Jesus.

No verso seguinte Tiago inicia com a expressão “Meus amados irmãos”, que era o modo de tratamento entre judeus. Ao dizer isso, Tiago trata gentios do mesmo modo como trata os judeus, tendo em vista que os destinatários são judeus e gentios. Mas ele continua o verso dizendo para eles considerarem motivo de grande alegria quando eles passarem por provações. A versão NVI, ARA traduz como provação, mas a ARC traduz como tentação. As duas traduções são possíveis para a palavra em questão, mas preste atenção na diferença entre as duas:

- Tentação: Oferece oportunidade para o pecado

- Provação: Oferece oportunidade para a fé ser testada

No verso três Tiago diz que a prova da fé produz perseverança (NVI), ou obra a paciência (ARC). Mas essa perseverança deve ser completada, afim de que sejamos perfeitos, maduros, íntegros e que não nos falte nada.

Entenda que nós não somos os responsáveis em completar a perseverança. E em vida ela não vai ser completada. Porque em vida, nós não alcançaremos a perfeição. Tiago exorta a continuarmos perseverando em meio às provações para que assim prossiga com essa ação de ser completa.

No verso seguinte (cinco) vemos o que é que Tiago quis dizer com “sem faltar nada” (final do verso quatro). Sabedoria. Talvez houvesse falta de sabedoria dos leitores da epístola no momento em que eles estavam passando, ou seja, estava faltando sabedoria em passar pelas provações.

Tiago aconselha que eles peçam sabedoria a Deus, pois ele dá a todos livremente. Mas o modo que eles deveriam pedir (verso seis) é importante. Pois se não fosse com fé, eles não receberiam. Ele faz uma analogia com aqueles que pedem sem fé e as ondas do mar. Elas são levadas e agitadas pelo vento, porém elas não sabem para onde vão. No verso oito Tiago diz que essas pessoas que pedem sem fé têm mente dividida e são instáveis em tudo que fazem. A NTLH diz que essas pessoas não têm firmeza e nunca o que se deve fazer.

2) Pobreza e Riqueza

Não há uma clareza primária ao lermos o verso nove com o verso anterior. Talvez o versículo que faça ligação seja o verso dois. Aparentemente os cristãos destinatários de Tiago estavam sendo oprimidos pelos patrões ricos e isso seria uma provação. Ele estaria então dizendo para seus leitores pobres que estavam abatidos (ARC) que eles deviam se gloriar quando fossem colocados em posição elevada (NVI). O verso 10 ele fala do rico que deve se gloriar quando fosse abatido (ARC) ou na sua insignificância (ARA) ou quando fosse viver em condição humilde (NVI). O Reverendo Augustus sugere que Tiago esteja sendo irônico ao falar com os ricos, pois em nenhuma parte de sua epístola ele trata os ricos como se fossem irmãos. Sempre os trata como se fossem ímpios. A. T. Robertson disse o seguinte: “A cruz de Cristo eleva o pobre e abate o que é exaltado. É a grande niveladora de homens”.

Continuando o versículo e o seguinte Tiago diz que os ricos são como a flor da erva porque a beleza dela é passageira. Logo vem o sol e a queima. Entendemos então que a riqueza é passageira. Ela é como essa flor que queima com o sol rapidamente.

3) Tentação e provação

Nos próximos quatro versos (12-15) Tiago nos explica a diferença entre tentação e provação. Agora com outra perspectiva. Ele diz que feliz é aquele que persevera com a provação porque depois de aprovado, ou seja, as provações são como testes escolares que no final receberemos uma nota, nesse caso a coroa da vida.

No verso seguinte Tiago nos ensina que ao passarmos por tentações não devemos dizer que estamos sendo tentados por Deus, porque ele é Santo e não tenta a ninguém. Nós somos tentados pelos nossos próprios desejos que nos arrastam e nos seduzem até ser concebido e dar a luz ao pecado e por fim a morte. Perceba a ordem: 1) Mau desejo 2) Concepção 3) Pecado 4) Consumação do pecado 5) Morte

4) O caráter de Deus

Nos próximos três versos, Tiago diz para não nos enganarmos a respeito do caráter de Deus. Tudo que recebemos de bom, toda boa dádiva, todo dom perfeito vêm de Deus. Perfeito significa “aquilo que nada falta” ou “que é completo”. Nossa perseverança deve ser completada para que sejamos perfeitos. O evangelho é o que Tiago chama de “a lei perfeita da liberdade” (verso 25) e o objetivo da vida cristã é que o crente seja “varão perfeito” (capítulo 3 verso 2). Tudo isso vem do alto (ou de Deus). A expressão “Pai das luzes” somente Tiago, em toda a Bíblia, chama Deus assim. Segundo o reverendo Augustus, Tiago tem em mente o relato da criação (Gênesis 1.3; 1.16). Quando Tiago fala que Deus “não muda como sombras inconstantes” se dá justamente em contraste com o Sol e a Lua que mudam a todo instante. No verso 19 podemos ver o contraste entre o mau desejo (tentação) e Deus (quem nos prova).  Aqui diz que Deus nos gerou pela palavra da Verdade que são as Escrituras, a fim de sermos como os primeiros frutos (NVI) ou as primícias (ARC, ARA) de suas criaturas. Enquanto o mau desejo produz o pecado que tendo concebido gera o pecado que após ter sido consumado gera a morte.

Os dois versos finais da passagem de hoje (19 e 20) nos dão um conselho que devemos seguir quando formos provados por Deus. Sejamos tardios para falar e para se irar e rápidos para ouvir. A nossa ira não produz a justiça de Deus. Quando nós sofremos injustiças, tais como o assassinato de algum ente querido, ou coisa parecida, nós gritamos irados: “Eu quero justiça!”, mas a nossa ira não produz a justiça de Deus. Na verdade nós estamos gritando: “Eu quero vingança!”, justamente por estarmos irados com a situação. Mas sejamos tardios para nos irar e para falar. Literalmente sejamos devagar para ficar irados e para falar e sejamos rápidos para falar. Tiago então termina seus conselhos em relação às provações e tentações falando justamente isso.

Conclusão

As conclusões são bem básicas. Basta uma leitura simples para entendermos que nós devemos nos alegrar quando estivermos sendo provados. Porque é Deus quem nos prova. E a prova da nossa fé produz a perseverança que ao ter sua ação completada nós seremos perfeitos e irrepreensíveis (NVI), tendo em mente que em vida nós nunca seremos perfeitos, mas nós devemos buscar ser santo como Deus é.

Nossos maus desejos nos arrastam e nos seduzem para o pecado. Devemos pedir sabedoria a Deus com fé para passarmos por esses períodos sem muitos hematomas (digamos assim). Nada impede de chorarmos quando estivermos passando por provações, Tiago não diz nada sobre isso.

Tudo de bom que nós recebemos vem do Senhor. Ele nos gerou pela palavra da Verdade que é o evangelho a fim de sermos as primícias de tudo o que ele criou.

Soli Deo Gloria